Está cada vez mais comum um golpe em que você pensa que está entrando no site verdadeiro, mas na verdade é um site feito por golpistas apenas para enganar as pessoas.
As pessoas fazem a compra, ficam esperando por dias, semanas, e o produto nunca chega. Alguns logo percebem que caíram num golpe, mas outros até reclamam na loja oficial.
Os golpistas utilizam imagens parecidas com as usadas pelas grandes lojas e também endereços virtuais com nomes parecidos, para ludibriar as pessoas.
Alguns exemplos de sites fraudulentos: lojadamagalu.com, magazinneluiza.com, lojadamagalu.net, ponto-frio.com, Amazon.com; americana.net, koerichi.com, subimarino.com.
Como se vê, os endereços dos sites lembram os sites verdadeiros ou alguma palavra que remeta a loja oficial, que podem enganar uma pessoa que não preste a devida atenção.
Interessante que todos os sites fraudulentos que identifiquei até agora não utilizam o domínio.com.br. sempre terminam com.net ou. Com, etc.
O fato de o site terminar.com.br não é suficiente para garantir que seja confiável, mas, por outro lado, um site de uma loja brasileira conhecida que não tenha essa terminação é certo que é fraudulento.
Outra questão a ser observada é a estrutura do site. O site prova do lente não tem milhares de produtos, como existem na lojas oficiais. Existem apenas os produtos necessários para aplicar o golpe. Basta pesquisar outros produtos no site falso para identificar a fraude.
Dos sites falsos que imitam lojas famosas, há também site s com nomes desconhecidos feitos exclusivamente para aplicar golpes, usando como atrativo os preços absurdamente baixos.
Outro fator importante é o valor dos produtos. Uma TV que custa r$ 1000 nas lojas conhecidas, não pode ser vendida por r$ 600 em outra.
A forma mais comum de você acessar um site para o documento é clicando em anúncios que aparecem quando você faz uma pesquisa no Google, no Bing ou navega em sites e redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, etc.
Às redes sociais e ferramentas de pesquisa não tem a mínima preocupação em coibir os golpistas, até porque acabam faturando com os anúncios fraudulentos.
Portanto, todo cuidado é pouco e o mais indicado é procurar ajuda de algum parente ou amigo se você não tem experiência em compras pela internet.
Uma recomendação que faço é procurar se informar dos riscos que existem na internet antes de se aventurar a comprar online. O curso online Mundo Conectado, com carga horária de 10h e gratuito, é uma ótima opção para conhecer um pouco assunto e diminuir os riscos: http://www.escolavirtual.gov.br/curso/252/
Nenhum comentário:
Postar um comentário